Departamento de Genética
Em 1963, o Departamento de Genética iniciou suas atividades na então denominada Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Nesse ano, a fim de ministrarem disciplinas de Genética para cursos de graduação, bem como realizarem pesquisas e atividades de extensão de serviços à comunidade, foram contratados os primeiros docentes – os professores Ademar Freire Maia e George O´Neill Addison das áreas de Genética Humana e Genética Animal, respectivamente”.
O início da atuação destes docentes na FCMBB foi uma fase de muitas dificuldades, idealismo e trabalho. Ao começarem suas atividades, estes receberam apenas uma sala cada um – completamente vazia. Localizadas em um prédio originalmente delineado para ser o Hospital das Clínicas, tais salas estavam em uma ala que abrigava ainda, também em caráter precário, os dormitórios de vários docentes solteiros da Faculdade, vindos de outras cidades. As contratações seguintes do Departamento de Genética foram do professor Tarciso Alberto Barbieri e, na sequência, da professora Dértia Villalba Freire-Maia.
Embora tenha iniciado suas atividades em 1963, o Departamento de Genética somente veio a ser criado oficialmente no dia 8 de novembro de 1966, quando foi publicada, no Diário Oficial nº 208, a Portaria nº 20/66, de 08/11/1966. Pela mesma portaria, o Diretor da Faculdade, Dr. Euclydes Onofre Martins, designou o Prof. Ademar Freire-Maia como primeiro Chefe do Departamento, que então abrangia as Cadeiras de Genética Animal e Genética Humana, com previsão de criação da Cadeira de Genética Vegetal no ano seguinte. O Conselho do Departamento foi instalado um ano depois, no dia 16 de Novembro de 1967 (Vide Documento – Ata da 1ª. Reunião do Conselho do Departamento, FCMBB).
À época da segunda reunião do Conselho, realizada em 23 de novembro de 1967, o Departamento já contava também com um terceiro docente, o professor Wilham Jorge, e uma secretária, a Srta. Vanderci Gaste. Também já faziam parte do de seu corpo de técnicos-administrativos a escriturária Célia Manoel, o técnico de laboratório Pedro Faolim e o servente Hermínio Serafim. Em agosto de 1968, o corpo docente foi ampliado, com a chegada dos professores Jehud Bortolozzi e Elton Rodrigues Silva. No final de 1969, o Dr. Ademar foi reconduzido à chefia do Departamento, tendo como secretária a Srta. Angelina de Jesus Spernega.
O ano de 1978 representa outro marco para o Departamento de Genética – sua instalação em dependências próprias do Instituto de Biociências de Botucatu, durante a gestão da Profa. Wilma Bastos Ramos. No começo da década de 80, o departamento passou a contar também com os docentes Edmundo José de Lucca e Catalina Lopes e com os técnicos Carmem Helena da Silva, Hermínio Seraphin, Maria Luiza Camargo, Oslei José Chamma, Roberto Martins, Rosana Bicudo e Zilda Bertanha.
Desde sua criação, o Departamento de Genética teve em seus quadros 28 docentes e 23 servidores técnicos administrativos. Muitos destes dedicaram toda sua vida profissional aos serviços não somente do departamento como também de nossa instituição. Todos foram responsáveis pelo crescimento do Departamento de Genética e deram sua contribuição para fazer deste um núcleo de ensino, pesquisa e extensão de qualidade.
DOCENTES EM EXERCÍCIO:ADRIANE PINTO WASKO, CELSO LUIS MARINO, CLAUDIA APARECIDA RAINHO, DANILLO PINHAL, DANILLO MORETTI-FERREIRA, IVAN DE GODOY MAIA, LÍGIA SOUZA LIMA SILVEIRA DA MOTA, MARCELO RAZERA BARUFFI e MARIA ISABEL NOGUEIRA CANO.
DOCENTES APOSENTADOS: ADEMAR FREIRE MAIA, CATALINA ROMERO LOPES, CÉLIA MANOEL, CLAUDIO COSTA*, DERTIA VILLALBA FREIRE MAIA, EDMUNDO JOSÉ DE LUCCA, ELTON RODRIGUES SILVA, JEHUD BORTOLOZZI, NILDA MARTELLO, ROMEU CARDOSO GUIMARAES, WILHAM JORGE*, VANDERCI GASTE, WILSON NAKAMOTO e GUARACY TADEU ROCHA.
SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EXERCÍCIO:DEISE HELENA DE SOUZA, JOSÉ PEREIRA DA SILVA e ROSANA APARECIDA BICUDO DA SILVA.
SERVIDORES TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS APOSENTADOS: ANGELINA DE JESUS SPERNEGA*; CARMEN HELENA MAMEDE DA SILVA; HERMINIO SERAPHIM*; JANE IZILDINHA DE F.M. SANTI; MARIA BETINA PEREIRA BICUDO, MARIA LUIZA RUIZ G. DE CAMARGO, OSLEI JOSE CHAMMA, PEDRO FAOLIM e VALQUÍRIA SANTILONI.
*falecido