Conheça o projeto



O Instituto de Biociências de Botucatu, até o ano de 1976, não existia como Instituto e sim como um Setor da então Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB). Esta, criada em 1962, teve a sua aula inaugural em abril de 1963, e suas atividades como Instituto Isolado perduraram até ser incorporada pela Unesp, em janeiro de 1976. Posteriormente, a FCMBB foi desmembrada, compondo diferentes unidades universitárias de Botucatu pertencentes à Unesp e em 20 de outubro de 1987, o Instituto Básico de Biologia Médica e Agrícola (IBBMA) passou a denominar-se Instituto de Biociências de Botucatu (IBB)

Desde a sua formação como unidade universitária, o IBB já passou por diversas estruturações e representa atualmente uma das mais produtivas e atuantes unidades da Unesp, sendo composta por 13 Departamentos de ensino (Anatomia, Bioestatística, Botânica, Educação, Farmacologia, Física e Biofísica, Fisiologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Morfologia, Parasitologia, Química e Bioquímica e Zoologia). Além dos departamentos, integram o IBB três Unidades Auxiliares: Centro de Assistência Toxicológica – CEATOX, Centro de Microscopia Eletrônica – CME e Centro de Isótopos Estáveis – CIE e um Jardim Botânico. Sua forte atuação em diversas atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão são, em grande parte, reflexo de sua história.

A preservação de acervos documentais, orais e/ou audiovisuais e de outros objetos tem permitido o levantamento de questionamentos e a produção de compreensões a respeito da história de diversas instituições educativas. Além disso, esta pode resultar na organização e/ou instalação e funcionamento de centros de memória e arquivos de preservação do patrimônio educativo. Preservar a memória permite manter uma instituição viva, fortalecer suas bases, ter referenciais consistentes, descobrir valores, compreender o presente e planejar ações futuras. Para que essa memória seja resguardada, é preciso conservar fotos, documentos, objetos e organizar os registros dos fatos. É também necessário olhar para os sujeitos que fazem parte da história institucional, cujos trabalhos e ações marcaram sua trajetória e foram motivados pela situação social, política e econômica da cada época.

Esse processo de investigação, conservação de divulgação de nosso legado histórico, que se traduz como bem cultural, é contínuo, metodológico e crítico. Neste contexto, a atual Diretoria do Instituto de Biociências de Botucatu iniciou uma série de atividades voltadas a seu acervo histórico e de memórias, desde seu surgimento até os dias atuais. Assim, esse projeto aborda atividades de pesquisa histórica e atividades de extensão voltadas à difusão de seus resultados, tendo como objetivo geral implementar o levantamento, análise, preservação e difusão de dados e documentos históricos associados à implementação e desenvolvimento do Instituto de Biociências de Botucatu. Com isso, pretende-se não somente gerar uma maior gama de conhecimentos acerca de sua história política, acadêmica e administrativa como também difundir à comunidade interna e externa fatos históricos, documentos e também atividades relevantes de ensino, pesquisa, extensão e administração.

Objetivos Gerais

O presente projeto tem como objetivos: (1) preservar e difundir a história e a memória do IBB; (2) zelar pelo acervo documental do IBB enquanto patrimônio público, pertencente à Unesp e à sociedade; (3) implementar centro de memória para pesquisa e extensão de caráter interdisciplinar, bem como de guarda e gestão de acervos documentais.

Objetivos Específicos

– Captar, organizar, preservar, disponibilizar e divulgar acervos documentais especialmente relacionados à criação e desenvolvimento do Instituto de Biociências de Botucatu;

– Viabilizar a adequação dos procedimentos de captação, processamento, tratamento, guarda e disponibilização dos documentos seguindo padrões arquivísticos, garantindo a segurança e a conservação de seus conjuntos documentais;

– Disponibilizar mecanismos de pesquisa e consulta aos documentos que integram seu acervo, tanto para a comunidade acadêmica, quanto para a população em geral;

– Produzir materiais audiovisuais e outros materiais impressos e digitais com base em documentos do acervo, materiais bibliográficos e entrevistas;

– Subsidiar a produção de pesquisas e atividades de extensão, com ênfase na articulação entre memória e história.



02
abr
2019